Redes
Para que as informações sejam compartilhadas em uma rede de computadores é necessário dispor de equipamentos ativos, passivos e de equipamentos periféricos, além da própria infraestrutura de cabos, sistemas elétricos, aterramento, sistema operacional etc.
Placas de Rede
A placa de rede, ou adaptador de LAN, ou ainda Network Interface Card (NIC) funciona como uma interface entre o computador e o cabeamento da rede. São circuitos que conectam um nó na rede. Normalmente é uma placa de expansão que deve ser conectada em um dos slots localizados no computador. Juntamente com o software da rede e com o Sistema Operacional, a placa de rede trabalha para poder transmitir e receber mensagens a partir d rede.
Placa de rede Ethernet PCI
Suas principais funções são: mover os dados para dentro da memória RAM do computador, gerar o sinal elétrico que trafega através do cabo da rede e controlar o fluxo de dados no sistema de cabeamento da rede. A placa de rede possui uma área de armazenamento (buffer) que retém os dados por certo período de tempo para compatibilizar a velocidade de tráfego entre o computador e a rede.
Repetidores
São elementos de hardware utilizados para a conexão de dois ou mais segmentos de uma LAN com a função de reconstituir e retransmitir os sinais elétricos do meio físico. São dispositivos da camada física do modelo RM-OSI que recebem, amplificam e retransmitem sinais. Eles amplificam o sinal recebido de um segmento de rede e repetem esse mesmo sinal no outro segmento. Alguns modelos possuem recursos de autoparticionamento, ou seja, ocorrendo uma falha dos segmentos da rede, o dispositivo irá efetivamente isolar o acesso à conexão defeituosa, permitindo que a transmissão de dados aos segmentos remanescentes não seja afetada.
A limitação do número de repetidores ocorre de acordo com o protocolo utilizado (no protocolo Ethernet o número máximo é de quatro). Ou seja, um sistema pode conter