Aquilo mesmo
377 palavras
2 páginas
O Comportamento do Homem como Indivíduo perante a Sociedade
Gabriel Nanci nº11
Matr. 131101083
O comportamento social do homem perante sua sociedade varia de individuo para individuo, cultura para cultura, e assim vai, mas mesmo tendo essa variação, o pensamento é o mesmo para todos, ou seja, o homem sempre busca em seu espaço, a integração com aquilo que se sente bem ou que provoque prazer, fazendo assim uma adaptação ao seu meio, filtrando aquilo que não o interessa ou que não gosta muito.
Em meio a isso, o Homem sempre procura pontos de vista sobre algo novo, a fim de ter o discernimento suficiente a provocar uma escolha própria, devido a sua capacidade de diferenciação, e esses distintos pontos de vista são percebidos pela sociedade no geral, fazendo o individuo a tender para o lado em que o interessa mais e poderá ali, exercer alguma função ou fazer parte de um grupo no qual ele se identifique mais.
A definição de Homo Sapiens, mostra que o homem tem sapiência, mas como o homem teria a sabedoria se ele não fosse “social”? E isso nos remete ao pensamento de que o Homo sapiens não é “Sapiens” caso não seja Homo socius, levando a um mutualismo recíproco, no qual um não vive sem o outro.
No material de “Corpo e simbolismo social”, o autor destaca a construção social do corpo e suas metamorfoses. A plasticidade corpórea e a capacidade de resistência são ressaltadas por meio do estudo sobre as crianças chamadas de “selvagens”. E no que interefere sua educação na construção social do seu ser com o meio social, provocando assim alguns disturbios comportamentais caso não tenha sucesso em sua educação.
E no texto “Organismo e Atividade” , o autor destaca a análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive, e foca também no método em que