redes
1. Qual foi o legado sócio político-econômico do ciclo do açúcar? Mudança da mão-de-obra nativa para a negra que foi mais rápida no nordeste. Os holandeses tentaram invadir a região do nordeste. As extensas terras ocupadas principalmente com as grandes plantações e pastagens dos animais. Por último podemos destacar a mudança no perfil populacional da colônia, em virtude da exportação açucareira.
2. Que relação pode ser estabelecida entre mineração e formação do mercado interno?
Quando surgiu no palco nacional, fez grande alarde, atraindo todas as atenções locais e internacionais. As demais atividades declinaram diante da importância desse metal. O ouro atraiu para Minas Gerais, junto com as classes dominantes, um contingente populacional carregado pela ilusão do enriquecimento rápido.
3. Que razões explicam o renascimento agrícola brasileiro?
Sob os auspícios das vantagens trazidas pela Revolução Industrial e os progressos obtidos no mundo recém-industrializado, novas oportunidades surgiram no mercado internacional.
4. Aponte que produtos tiveram alguma importância econômica durante o período colonial, além daqueles representativos dos grandes ciclos econômicos. Além do açúcar e do ouro, os produtos que foram de grande importância como algodão, arroz, tabaco, cacau e café.
5. Quais foram os principais obstáculos ao desenvolvimento capitalista no Brasil Colônia? Formação do mercado interno. A economia colonial no Brasil na fase açucareira, era orientada apenas para o mercado externo. As exportações de açúcar geraram um enorme fluxo de receitas em direção a colônia, mas a riqueza obtida acabou sendo despendia com as importações, ou seja retornou as economias centrais, enriquecendo um seleto grupo de colonizadores e comerciantes.
6. Que herança restou-nos da era colonial, traduzida nas contradições da economia brasileira?
7. De que maneira o Brasil poderia alcançar sua emancipação econômica?
Existiam três grandes correntes de