Redes
Dirigir afeta constantemente nossa posição. Assim, a necessidade por informação acerca de localização, dados de tráfico, rotas e outras informações é, também, constante.
VANETs (Veicular Ad Hoc Networks) são redes móveis onde são estabelecidas comunicações intra-carros, também conhecida como IVC (Inter-Vehicle ommunication), ou entre os carros e a “estrada”, também conhecida como RVC (Road Vehicle Communication). Os principais objetivos com as aplicações VANET visam: segurança em rodovias, informações sobre condições de tráfego e entretenimento. VANET está compreendida no campo das MANET (Mobile Ad Hoc Networks) com a limitação inerente a própria topologia de movimentação dos veículos, os quais “obedecem” a uma malha viária pré-existente e conhecida, fazendo com que o espaço que a rede pode chegar seja limitado a essas vias, o que não ocorre necessariamente com as MANET, visto que alguém pode chegar ao topo da Pedra da Gávea, por exemplo, carregando um notebook, mas não pode chegar lá de carro.
O grande desafio desta rede inclui todos os obstáculos que uma rede sem fio móvel deve superar, somando a isso as características específicas da comunicação, tais como o tempo de comunicação muito pequeno entre os carros. Algumas propostas baseadas em modelos de comunicação 802.11 têm sido apresentadas.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais características físicas das redes VANET (propostas utilizadas atualmente), os protocolos utilizados para a comunicação e fazer uma análise das questões de segurança envolvidas.
1.1. Motivação
VANETs vem sendo um tópico bastante estudado na comunidade científica e mobiliza um workshop internacional desde 2004, sendo, também, de grande interesse de grandes montadoras.
A principais motivações das VANETs são segurança, eficiência e conforto, que podem ser melhor compreendidas quando analisando algumas principais aplicações:
- Detecção de congestionamento;
- Detecção de condições da estrada;
- Detecção de