Cooperativismo
Vangline Silva Weslaine de Oliveira Teodoro
COOPERATIVISMO
Belo Horizonte
2013 Cooperativismo em um tema transversal
O PCN (Parâmetros curriculares nacionais) foram elaborados e distribuídos pelo MEC com, O intuito de colaborar com os sistemas e suas redes escolares do ensino fundamental e do Ensino médio, o objetivo do ministério da educação é propor aspectos de uma vida cidadã no Trabalho educativo e na escola, A inserção do cooperativismo como um tema transversal no currículo escolar do ensino Brasileiro, estabelece em sua abordagem, um compromisso com a construção da cidadania, voltada para uma compreensão da realidade atual e dos direitos de responsabilidades em Relação à vida pessoal, coletiva, social e ambiental.
Para falar sobre o magnífico mundo do cooperativismo, é preciso entender melhor o que significa o termo Cooperar – segundo a definição consagrada no Dicionário Aurélio (1998) Cooperar significa operar ou obrar simultaneamente; trabalhar em comum; colaborar; cooperar para o bem público; cooperar para o trabalho em equipe. Indo para lado legislativo na Lei Cooperativista 5.764, de 16/12/1971, o termo Cooperativa é: “Uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços aos associados”.
Desde o primórdio, o homem procurou formas de se associar para resolver seus problemas, seja para caçar, colher, pescar, defender-se, atacar, seja para produzir… etc. Pela história o cooperativismo já existe há quase