Redes
A Utilização crescente e maciça da internet instigou o surgimento de uma série de novas tecnologias, muitas, substituindo algumas já existentes, como no caso VoIP. A sigla VoIP tem origem em “Voz sobre IP”, ou seja, é uma tecnologia que permite que chamadas telefônicas sejam feitas por meio de uma conexão de banda larga, no lugar dos serviços de telefonia convencionais. O VoIP é um protocolo de redes, isto é, trata-se de normas e regras implementadas para que a voz saia de uma origem, seja dividida em pacotes, trafegue por redes de dados através do TCP/IP, chegue ao destino, os pacotes sejam reunidos e reorganizados, reconstruindo assim a voz para que esta seja reproduzida para o destino.
Com a ampliação das velocidades de acesso à Internet, o VoIP passou a fazer parte do dia a dia das grandes corporações, com o objetivo inicial e principal de reduzir o valor das contas telefônicas. Para alcançar esse objetivo, as empresas passaram a utilizar principalmente dois artifícios: um deles foi terminar suas chamadas DDD e DDI via provedores VoIP; outra situação também bastante utilizada é interligar as unidades da empresa e completar as chamadas, evi¬tando assim a realização das chamadas de maior custo.
Na afirmação anterior pode-se notar algo muito importante nas entrelinhas: a substituição gradativa das redes com base em circuitos, ou TDM (Time Division Multiplexing - Multiplexação por divisão de tempo), pelas redes com base em pacotes, ou seja, está ocorrendo uma convergência das redes de dados com as redes de telefonia.
Usar o VoIP é tão simples como utilizar um telefone convencional - não im¬porta se o número de destino utiliza VoIP ou não, é o seu provedor de serviços VoIP que gerencia toda essa comunicação.
O VoIP trouxe diversas novas possibilidades para a comunicação moderna. A principal diferença entre o VoIP e a telefonia como conhecemos tradicio¬nalmente é a forma como a voz é transportada. O protocolo Internet, usado