Resenha AMADO, Janaína e FIGUEIREDO, Luiz Carlos. O Brasil no Império Português.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
CURSO DE HISTÓRIA – III SEMESTRE 2014.III Docente: Priscila Santos da Glória.
AMADO, Janaína e FIGUEIREDO, Luiz Carlos. O Brasil no Império Português. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Jasmim Lima dos Santos1
Credenciais dos autores
Janaína Amado é professora titular do Departamento de História da Universidade de Brasília, onde ensina história moderna e história do Brasil. Possui graduação em História pela Universidade do Rio de Janeiro, doutorado na Universidade de São Paulo, 1976; pós-doutorados: EUA, Universidade Johns Hopkins, 1990-1991 e Portugal, Universidade de Lisboa, 1996-1997.
Luiz Carlos Figueiredo é jornalista, filósofo e bacharel em Letras Clássicas. Juntamente com Janaína Amado eles residiram em Portugal e nos Estados Unidos, onde pesquisaram em arquivos e bibliotecas especializadas sobre temas ligados à história do império português. São co-autores de diversos livros.
O objetivo principal da obra
A obra “O Brasil no império português” tem como objetivo principal apresentar as etapas da história no império português: sua acessão, desenvolvimento e queda. Tendo em destaque suas navegações, os produtos que foram importados as riquezas que foram adquiridas e que depois foram gastas, as poses e as perdas das terras. Mostrando nesse paralelo como o Brasil se insere nesse contexto e tudo que nós herdamos desse período.
São descritas pelos os autores as especiarias que foram importadas, as colônias alcançadas, as expedições, toda a complicação que se encontrava por traz dessas viagens. O poder do Estado e da igreja que era exercida na época, a sua influencia para a história e os mercadores que sempre almejavam o contínuo crescimento.
Assim os autores vão trabalhando todo o processo da construção do império português, que no inicio era caracterizado por uma extraordinária expansão de comercio, principalmente os de bens supérfluos onde eram