Redes
O servidor é compatível com o protocolo HTTP versão 1.13 . Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos — utilizando a API do software.
É disponibilizado em versões para os sistemas Windows, Novell Netware, OS/2 e diversos outros do padrão POSIX (Unix, Linux, FreeBSD, etc.).
A razão para o nome "Apache" dada pela Apache Software Foundation, é que faz referência à nação Apache, tribo de nativos americanos que tinha, em combate, grande resistência e estratégias superiores. Isso seria uma alusão à resistência da comunidade do software livre aos ataques de interesses privados 4 . O nome refere-se também à estabilidade do servidor Apache e a sua variedade de ferramentas capazes de lidar com qualquer tipo de solicitação na web. Uma terceira razão, que é aceita popularmente, reconhecida porém refutada pela Fundação, é que o nome viria de "a patchy server", que em inglês significa algo como um servidor remendado, ou melhoria no software, dada a origem do programa, criado sobre o código do servidor da NCSA já existente, no qual foram adicionados diversos patches.5
Surge uma quarta explicação para o nome com o lançamento do Tomcat (um sistema