Redes
Essa pesquisa foi baseada em estudos sobre a importância da família na escola. A obra está dividida em três capítulos; o primeiro: Histórico da Família, apresenta a origem e o conceito de família, sua evolução e espécies; o segundo: A participação dos pais na escola, esclarece como efetivamente ocorre esta participação, abordando todos os instrumentos oficiais que são utilizados com este objetivo (MEC, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, etc); o terceiro: O trabalho com as famílias, tem por objetivo fornecer estratégias e medidas visando integrar a família na escola, enfatizando a forma como deve ser executado o trabalho de integração. Todos os capítulos apresentam formas de integração que têm por objetivo proporcionar abertura para que os pais se tornem atuantes dentro da escola.
Sendo assim, a obra conclui que a família é pilar mestre do processo de aprendizagem que em ação conjunta com a escola leva o educando a superar seus problemas e ter sucesso em sua formação. Esta obra apresenta as inovações trazidas pela Constituição Federal brasileira de 1988 que garante, entre outros, o direito a uma educação com qualidade.
Sumário
Introdução
1. Histórico da família
2. A Participação dos Pais na Escola
3. O Trabalho com as Famílias
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
Este trabalho é o resultado de leitura e pesquisa que ampliam o caminho que leva a interação escola – família.
Muito oportuna e feliz foi á escolha do tema “A importância da família na escola” pois, não se é cidadão, na plenitude desta palavra, sem um mínimo de consciência. E, a escola, somente atingirá seu objetivo de educar, conhecendo a vida e os problemas de seus alunos. O aprendizado depende do conhecimento da vida de cada um para que possa ser adequado a cada realidade. Por isso, a escolha deste tema favorece e complementa o trabalho realizado na escola com as crianças, na