pantera tigris
Mais conhecido como “Tigre Branco”, tem pelagem branca cremosa com riscas castanhas e é mais densa no Inverno, como uma adaptação ao frio. Os olhos são azuis e o nariz rosado. Caçam por emboscada e dependem mais da visão e da audição do que do olfato. Os tigres surgiram na Sibéria onde se encontram coberturas vegetais densas, grande quantidade de presas e acesso à água. Alimentam-se de cervos e de antílopes, mas também são animais predadores.
Grau de ameaça:
O Tigre Branco está em perigo de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pois sofre com a caça ilegal e com a destruição do seu habitat.
A sua pele é muito apreciada e comercializada.
Além disso, ossos e partes do seu corpo são usados na medicina tradicional chinesa, pois acreditam que quase todas as partes do tigre têm poderes especiais de cura.
Das oito subespécies de tigres asiáticos, três já foram extintos. Restam agora cinco subespécies cuja população é calculada em pouco mais de sete mil tigres.
Para evitar essa extinção, a prioridade é preservar os seus ambientes naturais, fazer cumprir as leis de caça e certificar que sejam postas em prática algumas ações de conservação.
Contudo, The Tiger Foundation está à frente de dois importantes projetos desenvolvidos na Índia e na Indonésia para a preservação dos tigres. Como aplicar um programa de fiscalização que provoque uma diminuição imediata das invasões em áreas habitadas pelos tigres e prevenir a deterioração das últimas florestas com tigres no mundo.
Ana Araújo 10ºE