Rochas
Biologia 11ºA
A ARGILA: A argila é uma substância natural formada por sílica, alunina e água que depois de queimada num forno ou mufla, torna-se quebradiça. A crosta terrestre - Litosfera - é em grande parte constituída por argila, encontrando-se esta a uma profundidade não superior a 10 metros. Os minerais de argila são sedimentosde origem detrítica, formados em consequência de meteorização física, porém as argilas também podem resultar de meteorização química, por exemplo, de feldespatos e de micas. É também a matéria-prima para muitas obras rústicas feitas cá em portugal (cerâmica, etc).
A argila é uma rocha granular com grãos de dimensões muito reduzidas. È um produto da alterção de rochas silicatadas, sendo uma mistura de vários minerais. As suas principais caraterísticas são a sua coerência, a sua secura e o seu estado de plástico quando entra em contacto com a água. Devido às suas reduzidas dimensões, e tambem porque apresentam em gerala forma laminar, as suas partículas apresentam superfícies específicas muito grandes. A sua composição mineralógica favorece o desenvolvimento de reações quimicas com a água e com os sais nela dissolvidos.
Tem as seguintes componentes:
PLASTICIDADE, é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de uma certa quantidade de água e de um tratamento que se chama, amassar.
RESISTÊNCIA, é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois a cozedura, sem deformações do seu aspecto.
IMPERMEABILIDADE, é a propriedade que as argilas adquirem após a cozedura, de não absorver qualquer líquido que a venha a disolver.
MODELAÇÃO, ou modelar, significa dar forma a qualquer material, modificando-o de modo a que venha a apresentar, depois de trabalhado, o aspecto que queremos.
AÇÃO DO CO2 SOBRE O CALCÁRIO: O calcário é uma rocha sedimentar constituída por calcite ( carbonato de cálcio) e por vezes carbonato de magnésio. A grande parte das rochas