Redes
Aluno: Evandro de Almeida
Prof: Marcos Siqueira
Mat: Estagio 2
Sistema de Informação 7º periodo
Texto de estudo para o mini curso de redes de Computador
Rolim de Moura RO
13-06-2014
Topologia
Podemos fazer uma analogia para deixar mais claro o que é topologia. Pense em várias cidades e estradas interligando essas cidades. Podemos dizer que cada cidade é um equipamento e cada estrada é um link de comunicação. Naturalmente, não vai existir uma estrada ligando cada cidade a todas as outras. Para cada cidade vai existir uma ou mais estradas ligando essa cidade com algumas outras poucas cidades. Mas, sempre deve ser possível chegar a qualquer cidade a partir de qualquer outra. Para isso, provavelmente pode ser necessário atravessar algumas cidades intermediárias. Numa rede, acontece a mesma coisa, normalmente, nem todos os equipamentos estão interligados diretamente entre si, mas todos conseguem se comunicar, enviando os dados através de equipamentos intermediários.
Desse assunto, você deve perceber que o objetivo da topologia é proporcionar a existência de caminhos para permitir que todos os nós da rede falem entre si. Idealmente, isso deveria ser feito gastando a menor quantidade de cabos possível, permitindo que máquinas diferentes se falem simultaneamente, melhorando a segurança dos dados e reduzindo os impactos causados por falhas nos links. Mas, essas características tipicamente não podem aparecer todas juntas, de modo que cada topologia privilegia algumas delas.
Mas nesse caso vamos nos aprofundar na topologia de cabeamento.
Explicando um pouco sobre cada equipamento usado em uma rede comum rede
Modem
Nas redes de computadores, a transmissão de dados através de cabos coaxiais, par trançado e fibra ótica, ou wireless, é feita enviando sinais digitais. Entretanto, às vezes pode ser interessante transmitir sinais analógicos, por exemplo, quando se quer enviar os sinais através de linhas