redes
Sun Tzu é conhecido no ocidente como o filosofo que se tornou General e vencedor de muitas batalhas, cujo nome verdadeiro é Wu. Nasceu no Estado de Chi, China próximo de 500 a.c, em um auge das Ciências militares e legislativas, daquele país. E é reconhecido como um dos maiores estrategistas de todos os tempos.
Sun Tzu escreveu a Arte da Guerra, uma obra que aborda sobre as táticas e estratégias militares de forma minuciosa e técnica e de fácil entendimento, e que já ora traduzida para diversos idiomas, e que já influenciou e vem influenciando os diversos Chefes de Estado em suas causas Bélicas, e que até hoje vem se destacando nas bibliotecas dos executivos do mundo dos negócios e no meio universitário.
2. Resumo
O livro a Arte da Guerra é uma obra subdividida em 13 capítulos, abordando estratagemas, estratégias militares, onde se explica como obter o sucesso, e o que leva ao fracasso. É uma obra tão maravilhosa que as técnicas nele ensinadas, não servem apenas para se obter êxito para fins militares mas também na vida pessoal, corporativa e familiar e para quem deseja se tornar um grande empreendedor e/ou líder. É uma obra que fala de estratégia, calcular, dissimular, antever, inspirar, evitar, conhecer a si mesmo e aos adversários e concorrentes, explorar pontos fracos, e pontos fortes e etc. como descreverei logo a seguir:
Sun Tzu disse: (“a guerra é algo a ser tratado com prioridade pelo Estado, pois é o campo onde a vida e a morte é determinada, o caminho da sobrevivência ou da desgraça”).
Ele explica que para prever o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas condições e as do inimigo, baseado em cinco fatores:
O caminho: refere-se à politica aplicada por seus governantes, que guando bem estruturado e justo, faz com que o seu povo seja leal e disposto a seguir, obedecer e lutar até a morte se for preciso.
O clima: refere-se ao tempo, noite e dia, frio e calor, dias bons e ruins e