Redes
1 Redes deCoMPuTAdoRes eA InTeRneT
Nesta unidade inicial, iremos nos familiarizar com alguns conceitos interessantes que envolvem as telecomunicações e as redes de computadores. Este livro-texto foi elaborado pensando em trazer o que há de mais recente para você, usando uma linguagem agradável e prazerosa. Boa leitura! 1.1 oque é internet?
A internet é, sem dúvida, muito importante nos dias atuais. Diariamente são mencionados seu nome, suas aplicações e vantagens. Mas o que vem a ser esse enorme sistema de engenharia?
Antes, vejamos um breve resumo da sua história.
A internet surgiu durante a Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética disputavam palmo a palmo a liderança tecnológica quando os soviéticos lançaram o Sputnik, que foi o primeiro satélite artificial de comunicação. Buscando se recuperar na disputa, os Estados Unidos criaram a Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), conhecida como ARPA. Essa agência passou a desenvolver diversas tecnologias, importantes até os dias atuais, inclusive as primeiras redes de comunicação interligando diversos radares por todo o território norte-americano. Porém, essas redes utilizavam o sistema de comutação de circuito que, por essência, é frágil a ataques. Alguns anos mais tarde, os Estados Unidos adotaram o sistema de comutação por pacotes e esse foi o primeiro passo para o surgimento da internet como a conhecemos. No decorrer deste livro-texto, veremos o que são e quais as principais diferenças entre a comutação por pacotes e a comutação por circuito.
Voltando à pergunta: o que é internet? Há várias respostas que podem ser dadas, podemos enxergá-la do ponto de vista da estrutura, da aplicação ou da topologia.
Veremos a estrutura da internet no próximo tópico – Componentes de rede. A aplicação talvez seja a mais fácil de entender e, ao mesmo tempo, a mais difícil de explicar: é infinita, já que o limite é a imaginação humana, tudo