redes sociais
O termo CONTIGÊNCIA implica que uma coisa está relacionada a outra. Isso é aceitação do caráter completo e inter-relacionado das caracteristicas organizacionais.
A visão da contigência procura entender as relações dentro e dentre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, e procura definir padrões de relações ou configuraçoes de variáveis. Essa visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e tenta entender como as organizações operam sob condições variáveis e em condições específicas.
O modo como os administradores desenham a hierarquia organizacional, escolhem um sistema de controle, conduzem e motivam seus empregados é uma contigência das característica do ambiente organizacional, conforme ilustração abaixo:
Tecnologia e Estrutura
Woodward considerou a tecnologia como responsável por um papel tão ou mais importante que aquele da estrutura e dos processos na organização interna. O estudo de Woodward contemplou cerca de cem empresas, classificadas com 03 tipos diferentes de sistema de produção:
Unitário e de pequenos lotes: A produçao era baseada nos pedidos da empresa, tendo somente o marketing como a primeira atividade.
Grande quantidade e produção em massa: Os programas de produção não eram diretamente dependentes dos pedidos da empresa.
Processo contínuo: O fluxo de produção era diretamente determinado pela situação do mercado
A hipótese básica da Teoria Tecnologica de Woodward é que as empresas que mais se aproximam da estrutura adequada para suas tecnologias deveriam ser as de maior sucesso.
O trabalho de Perrow
Perrow chama a atenção para duas dimensões importantes da tecnologia:
Se a tarefa do trabalho é previsivel ou variável;
Se a tecnologia pode ser analisada.
A variabilidade: refere-se ao número de casis excepcionais ou imprevisíveis e a extensão em que os problemas são conhecidos.
A análise da tecnologia refere-se à medida em que as atividades são desmembradas e altamente