Redes Sociais e Educação
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo esclarecer e mostrar ferramentas que se tornaram necessárias nas relações educativas atuais. O artigo tem como foco principal e primordial desfazer relutâncias relacionadas às redes sociais e suas influências, positivas e negativas, e quais os reflexos dessa evolução na educação. Através de pesquisa bibliográfica considerando atribuições dos autores Paulo Freire, Eder Maia Lorenzo, Airton Zancanaro, entre outros, será aprofundado e incrementado o que a informática tem a nos oferecer, na visão de uma perspectiva, em que as redes sociais se mostram presentes em todos os lugares.
Visando o melhoramento da educação, tendo como foco o educando, conclui-se que às novas possibilidades de aprendizagem tornaram-se indispensáveis frente a esses novos desafios educacionais e que as redes sociais podem contribuir positivamente para isso.
Palavras-chave: Redes sociais, aprendizagem, informática.
Introdução
Este trabalho tem como foco as influências (positivas e negativas) das redes sociais na educação. Por esse aspecto, abordaremos como as redes podem contribuir com a educação, que reflexos trazem e como se dá esse relacionamento entre professor e aluno frente a essas mudanças. O Brasil atualmente apresenta um dos seus maiores desafios educacionais: o dilema inserção novas tecnologias nos ambientes de aprendizagem. As redes sociais, por exemplo, são uma ferramenta que ainda é pouco difundida em muitos ambientes educacionais. Será mesmo ela uma ferramenta com influência negativa somente?
Alguns estudos realizados no Brasil que garantem que não. Segundo Machado (2013) a:
[...] contribuição positiva está relacionada às novas possibilidades de aprendizagem, pois o fácil acesso as informações através da internet e a comunicação através das redes sociais e cursos a distância abrem espaço para um aprendizado em rede [...] (MACHADO, 2013)
Com base nisto, podemos citar