Redes sociais a serviço da educação
ROGÉRIGO MORANDI
Licenciatura em Computação
REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Orientador: Prof.º Tiago Rogerio Carapelli
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CAMPINAS – SP
2011
REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Resumo
A Internet já ocupa um espaço considerável na vida da maioria dos seres do planeta, o computador sem estar conectado, não serve para muita coisa, como um automóvel sem gasolina. Os vários serviços oferecidos pela Internet veem crescendo a cada dia e os seus usuários crescendo em ordem exponencial. Então surgem as redes sociais, que nada mais são páginas que oferecem a interação entre os membros, para que estes possam se relacionar independente do local e tempo. A educação não pode fechar os olhos para Orkut, Youtube, Facebook e outros, não se tratam de modismo e sim um potente recurso para criar ambientes virtuais, contemplando recursos como blogs, chats e fóruns estimulando o aluno no aprendizado e em um mundo no qual esta vivenciando. Nesse contexto, vários desafios serão encarados como o despreparo dos professores e escola, a conscientização dos alunos quanto a seriedade da ferramenta e a velocidade com o qual as informações irão surgir. Ainda é um tema novo, mas o tempo é curto, assim como a tecnologia da informação é muito rápida, os conceitos e oportunidades também seguem essa velocidade, portanto, além das investigações, a ferramenta deve ser utilizada sem medo e com discernimento.
Palavras-chave: Tecnologia. Internet. Educação. Rede Social. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A Internet é uma ferramenta que se tornou fundamental em praticamente todos os negócios, este trabalho não enfoca as dificuldades das escolas quanto ao âmbito social, econômico e de infra-estrutura, o objetivo é mostrar como uma nova ferramenta pode ser utilizada para melhorar a educação.
Antigamente as pesquisas eram findadas em enciclopédias ou bibliotecas, hoje em dia a Internet possibilita acesso a sons, imagens,