Programação de computadores
A realização de uma determinada tarefa muitas vezes é decomposta em seqüências de passos. Lembre-se da tarefa de trocar uma lâmpada: existe uma série de passos que devem ser seguidos, como:
... subir na escada desconectar a lâmpada velha conectar a lâmpada nova ...
e assim por diante.
Conforme uma tarefa cresce e se torna mais complexa, surge uma série de situações a serem resolvidas para que este problema possa ser solucionado. Podemos dizer que passamos a ter dentro deste problema uma série de pequenos probleminhas.
Muitas vezes, esta grande quantidade de pequenos probleminhas afeta a legibilidade (clareza) fazendo com que uma consulta ou manutenção futura desta lógica seja uma tarefa difícil de se realizar. Através da modularização é possível evitar esta "confusão da lógica".
Modularizar é quebrar um problema em pequenas partes, sendo que cada uma dessas partes será responsável pela realização de uma etapa do problema.
Módulos em C
Na linguagem C, cada módulo é chamado de função. Uma função pode receber e/ou fornecer informações a outras funções, desde que seja chamada.A forma geral de uma função em C é:
tipo_da_função nome_da_função (lista_de_parâmetros) { corpo da função }
tipo_da_função: especifica um valor que a função irá retornar no término de sua execução. Esse valor será enviado ao módulo que fez a chamada desta função. Se este tipo não for especificado, a linguagem C assume que o retorno será do tipo int (inteiro).
lista_de_parâmetros: é a relação de nomes de variáveis e seus tipos. Essas variáveis recebem valores quando a função é chamada. Ou seja, o módulo que chama esta função pode enviar-lhe valores (argumentos) que podem estar contidos em variáveis locais (parâmetros) ao módulo e que esta função não poderia enxergar.
Exemplo:
1 void main( ) {