Trabalho sobre o boticário
5.1 Atuação do O Boticário no Brasil
Em março de 1977, Miguel Krigsner e mais três sócios fundaram a Hudson José
Botica Comercial Farmacêutica Ltda, inicialmente funcionando como uma farmácia de manipulação em Curitiba/PR.
As restrições às importações mantinham a concorrência baixa no mercado nacional e isso favoreceu o crescimento do O Boticário nos anos iniciais de sua existência, favorecendo a implantação em 1979 de uma filial junto ao aeroporto Afonso Pena, situado na região metropolitana de Curitiba. Em pouco tempo o número de interessados em comercializar os produtos O Boticário cresceu rapidamente. Inicia-se então em 1980 o processo de adoção do franchising como meio de expansão da rede, culminando em
1982 na construção de sua primeira fábrica de produtos de cosméticos, antes restrita aos pequenos laboratórios de manipulação.
Dando continuidade ao plano de expansão da rede e de uma maior produtividade na fábrica recém inaugurada, inicia-se em 1984 a utilização de campanhas publicitárias em cadeia nacional. Entretanto, em 1989 o processo de crescimento do número de franqueados, em cerca de 300, aumentou o risco da divulgação feita pelos próprios franqueados prejudicar a credibilidade da marca e romper o padrão do negócio. Assim
O Boticário passou por uma reestruturação, com a implantação de novos critérios de qualidade e de seleção de franqueados. As campanhas publicitárias tiveram um novo direcionamento, foram direcionadas à revistas femininas de circulação nacional que davam status ao produto e permitiam que se veiculasse uma comunicação padronizada.
Quanto à expansão da rede de franquias, estabeleceu-se que seriam abertas novas lojas
9
em localidades distantes dos grandes centros, visando atender novas localidades e limitando a concorrência entre franqueados O Boticário nas grandes cidades.
Nos anos 2000, assistiu-se um crescimento acentuado do mercado brasileiro de