O Boticario
ADMINISTRAÇÃO
RAFAEL OLIVEIRA DA COSTA VARGENS
ESTUDO DE CASO
O BOTICÁRIO
ITABUNA-BA
2013
rAFAEL OLIVEIRA DA COSTA VARGENS
ESTUDO DE CASO
O BOTICÁRIO
Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de nota das disciplinas de marketing, pesquisa de mercado, analise contabil, mercado de capitais e negociaçao.
Orientador: Fabricio Rios
Tutor Eletrônico: Grazielle Soares
Tutor de Sala: Fabricio Rios
ITABUNA-BA
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma analise da situação descrita no artigo “O Boticário é a empresa certa no país certo”. O artigo tem como propósito apresentar o foco da gestão de marketing. O título boticário é um nome forte, tendo toda uma história ao seu redor, aonde “boticário” vem desde 1730 onde seu significado era um local farmacêutico que produzia remédios e a botica onde os mesmos eram comercializados. Desta forma, os idealizadores da marca tiveram criatividade em utilizar à marca para o comércio de produtos de beleza relacionando-as as antigas boticas, atualmente conhecidas como farmácia. A partir da utilização do nome boticário é possível analisar e relacioná-lo ao desenvolvimento do marketing existente ao envolto da marca. Desta forma, no desenvolvimento deste trabalho serão apresentadas as questões propostas para o portfólio do 5º período, apresentando de forma resumida os conteúdos que foram abordados no decorrer das disciplinas que envolvem os conteúdos até então lecionados.
DESENVOLVIMENTO
1. Comente sobre a definição de CIM (Comunicação Integrada de Marketing). Qual o seu significado? Quais as principais características da “CIM”? Qual a importância da “CIM” para as empresas?
A comunicação integrada de marketing é o desenvolvimento da comunicação estratégica