Redes de computadores
A função básica dos cabeamento principal ou backbone cabling é interligar todos os armários de telecomunicação instalados nos andares de um edifício comercial (backbone cabling) ou vários edifícios comerciais (campus backbone), onde também serão interligadas as facilidades de entrada (entrance facilities).
A topologia adotada para os Cabeamentos principais é a estrela.
Os principais fatores a serem considerados quanto ao dimensionamento dos cabos principais são:
-Quantidade de área de trabalho;
-Quantidade de armários de telecomunicações instalados (AT), 1 para cada 1500 m²;
-Tipos de serviços disponíveis;
-Nível de desempenho desejado.
Deve-se viabilizar, quando a distância permitir, outro trajeto de interligação entre o núcleo da rede e os Armários de Telecomunicações (rota alternativa ou de redundância). Dessa forma recomenda-se, na elaboração do projeto de cabeamento estruturado, considerar essas alternativas procurando interligar os centros de distribuição de sinais com um número suficiente de cabos, com a finalidade de construir uma rede com alta disponibilidade, excelente desempenho e confiabilidade.
Como padrão mínimo aceitável deve-se prever, na interligação entre os Armários e a Sala de Equipamento, a utilização de dois cabos para cada tipo de meio físico (metálico ou óptico ) utilizado, devendo ser estudada durante o projeto a viabilidade técnica e financeira de um desses cabos passar através de um trajeto alternativo.
5.2.1 - Meios de Transmissão
O cabeamento tronco será constituído por um dos seguintes meios de transmissão:
-Cabo de fibra óptica com no mínimo 4 fibras multímodo 62.5/125 micrômetros em conformidade com o padrão EIA 492-AAAA.
-Cabo de fibra óptica com no mínimo 4 fibras monomodo 9 micrômetros em conformidade com o padrão EIA 492-BAAA.
-Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair): cabo constituído por fios metálicos trançados aos pares, comumente chamado de "cabo de pares