Redes de computadores
Como quase tudo na informática, as redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro.
O processo de globalização, que consiste na forma de como os países interagem, aproximando pessoas em diferentes pontos do globo, ou seja, tornando o mundo numa única aldeia, levando em consideração aspetos económicos, sociais, culturais e políticos, ocorreu em virtude de diversos fatores; sendo um dos mais relevantes, as inovações em tecnologia de informação e comunicação TIC, concretamente as Redes de Computadores.
Representando atualmente uma peça fundamental no bom funcionamento de qualquer empresa moderna, que com toda certeza necessitam de informações rápidas e precisas, para estar sempre atualizado no mercado globalizado, que se torna cada vez mais competitivo, é sempre preferível estar conectado em uma Rede de Computadores.
1.1- Conceito Básico
Redes surgiram da necessidade de compartilhar informação e periféricos em tempo real e com isso aumentar a produtividade dos usuários que pertenciam a um grupo de trabalho e reduzir os custos inerentes a hardware. Antes do seu surgimento, funcionários de uma empresa trabalhavam de forma isolada em seus computadores.
As Redes de Computadores já fazem parte do nosso dia -a - dia, mesmo quando não nos a percebemos de que elas existem. Qualquer computador hoje em dia, pode estar conectados em uma rede com outros dispositivos, desde que o computador vem acompanhado com a placa de rede em outros casos também desde que tenha um modem que lhe permite conectar a internet que é a Rede Mundial de Computadores.
Representando actualmente uma peça fundamental no bom funcionamento de qualquer empresa moderna, que com toda certeza necessitam de informações rápidas e precisas, para estar sempre