Historia da investigação operacional
A IO surgiu no final da II Guerra Mundial quando os Aliados se viram confrontados com problemas (relativamente aos recursos logísticos e às operações* das forças armadas - táctica e estratégia militar) de grande dimensão e complexidade. Para apoiar os comandos operacionais na resolução desses problemas, foram então criados grupos multidisciplinares de cientistas em que se incluíam matemáticos, físicos e engenheiros, a par de outros oriundos das ciências sociais. Esses cientistas mais não fizeram do que aplicar o método científico, que tão bem conheciam, aos problemas que lhes foram sendo colocados. Desenvolveram então a ideia de criar modelos matemáticos, apoiados em dados e factos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e ensaiar e avaliar o resultado hipotético de estratégias ou decisões alternativas.
*
O que originou a designação Operational Research no Reino Unido,
Operations Research nos EUA, ou, em português, Investigação Operacional
Material de apoio às aulas de IO - Ana Cristina Bico Matos
1
O que é a Investigação Operacional?
Em que consiste afinal esta disciplina cuja designação é infelizmente tão pouco elucidativa?
Investigação Operacional - Investigação das Operações - Investigação das Actividades (de uma Organização)
Utilização de Métodos Científicos para fazer Investigação sobre Actividades de uma Organização. Objectivo: Auxiliar na tomada de melhores Decisões.
Quando é que há um problema de decisão?
- Quando existe pelo menos um indivíduo (agente de decisão) a quem o problema é atribuído; - Quando existe mais do que uma linha de acção que esse agente pode seguir; - Quando o agente de decisão tem pelo menos um objectivo a atingir quando opta por uma das decisões alternativas; - Quando as alternativas de decisão não correspondem todas ao mesmo grau de satisfação do objectivo.
Tomar decisões constitui uma tarefa básica da gestão…Decidir é escolher ou optar