Trabalho história da pesquisa operacional
A Investigação Operacional (IO) ou Pesquisa operacional (PO), é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance.
O que é otimização?
É uma técnica para resolver problemas que admitem uma grande quantidade de soluções possíveis, de onde se deseja encontrar a melhor delas.
Para que serve a otimização?
Para resolver problemas que possam ser descritos matematicamente por uma série de equações e por uma função que defina o objetivo a ser alcançado.
Conclusões imediatas
Para otimizar é necessário:
- Conhecer bem o problema para o escrever matematicamente
- Que o problema tenha várias soluções para definição de suas variáveis e seus limites
- Que se defina o objetivo da otimização, para procurar a melhor solução.
Podemos também definir um modelo matemático em Pesquisa Operacional como consistindo de:
- Variáveis de decisão, que são as incógnitas a serem determinadas pela solução para o modelo.
- Restrições que representam as limitações físicas do problema.
- Uma função objetivo.
- Uma solução (ou solução ótima) para o modelo e a identificação de um conjunto de valores de variáveis que são factíveis (ou seja, que satisfazem todas as restrições) e que conduzem a um valor ótimo da função de objetivo.
Há muitas aplicações famosas de Pesquisa Operacional onde a sua contribuição resolveu complexos problemas de planejamento, como o projeto Apollo da Nasa (1961-1972). Nos dias de hoje, entretanto, as maiores parte das aplicações de Pesquisa Operacional são em problemas decisórios de gerenciamento quotidiano. A Pesquisa Operacional rotineiramente identifica as soluções que melhoram significativamente os resultados anteriores, com relação a desempenho e otimizações.
Numerosas aplicações de Pesquisa