Fichamento Fundamentos de Metodologia Científica de Aildil Barros
1156 palavras
5 páginas
FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste Docente: Ana Paula Lima
Discente: Allisson Pereira dos Santos
Disciplina: MPC
Curso: Direito - I semestre - A
BARROS, Aidil. Lehfeld, Neide. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
1. Metodologia científica:
1. “A Metodologia científica é a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto-aprendizado, em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e difundir o conhecimento obtido. ’’ (pg.1)
2. “É entendida como uma disciplina que se relaciona com a epistemologia. ’’ (pg.1)
2. Fundamentos:
1. “A metodologia, quando aplicada, examina e avalia os métodos e as técnicas de pesquisa, bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e ao processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação. ’’ (pg.2)
2. “Por meio da metodologia científica, aluno, professor e pesquisador conseguem um contato mediador do conhecimento pelo questionamento construtivo e reconstrutivo de objeto de pesquisa, possibilitando a colocação do saber no plano sócio histórico e ético-político. ‘’(pg.2)
3. “A metodologia é, pois, o estudo da melhor maneira de abordar determinados problemas no estado atual de nossos conhecimentos. Não procura soluções, mas escolhe maneiras de encontrá-las, integrando o que se sabe a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas ou filosóficas.” (pg.2)
3. A metodologia e a universidade:
1. “Como suporte da pesquisa, essa disciplina se formaliza na postura de pesquisador à medida que permite o questionamento sistemático da realidade. Nesse ponto, Torna-se necessário esclarecer que essa percepção somente terá relevância quando alicerçada nas concepções da ética e dos valores, no sentido de romper com o tecnicismo empírico, muitas vezes predominante no universo acadêmico da ciência. ‘’(pg.3)
2. “De maneira operacional, a metodologia se define como o estudo crítico do método e