pesquisa operacional
PESQUISA OPERACIONAL 2
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 7
PESQUISA OPERACIONAL
INTRODUÇÃO
1. CONCEITO
Pesquisa Operacional também pode ser chamada de Investigação Operacional é um método cientifico voltado pra a resolução de problemas reais complexos para auxiliar na tomada de decisão de melhorias ou ate mesmo pra otimizar a performance da organização.
A Pesquisa Operacional por meio de desenvolvimentos de base quantitativa tende também introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar, no entanto, dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.
2. HISTÓRIA
A pesquisa operacional surgiu no teatro de operações durante a Segungda Guerra Mundial, quando os Aliados se viram com a necessidade de lidar com problemas de natureza logística e de táctica e estratégia militar de grande dimensão e complexidade.
Com isso foram criados grupos multidisciplinares de cientistas em que se incluíam matemáticos, físicos e engenheiros, a par de outros oriundos das ciências sociais para apoiar os comandos operacionais na resolução desses problemas. Aplicaram o método científico aos problemas que lhes foram sendo colocados e criaram modelos matemáticos, apoiados em dados e factos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e ensaiar e avaliar o resultado hipotético de estratégias ou decisões alternativas.
Com o fim do conflito e sucesso obtido, os grupos de cientistas transferiram a nova metodologia na abordagem de problemas para as empresas, confrontadas com problemas decisionais de grande complexidade derivados do crescimento económico que se seguiu.
Com a evolução observada na informática criaram-se condições de concretização algorítmica e velocidade de processamento adaptados à imaginação dos profissionais da investigação operacional, e a micro-informática permitiram relacionar directamente os