redes de atenção a saúde
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE MEDICINA
Conceitos e definições de atenção primária,redes de atenção á saúde e o papel do farmacêutico na atenção primária baseado no livro: “A atenção primária e promoção á saúde.”
2014
A construção do sistema único de saúde(SUS) avançou de forma significativa nos últimos anos, tendo a atenção primária como sua base fundamental. Nesse caso a atenção primária é um serviço baseado em métodos e tecnologias práticas, cujo acesso seja garantido a todos por um custo bem acessível, portanto a APS seria o primeiro contato da população com o sistema de saúde.
Um dos principais eixos da APS é a promoção da saúde que visa promover a qualidade de vida da população e reduzir os riscos a saúde de acordo com fatores determinantes,tais como: modo de vida, ambiente,educação,entre outros,além de conscientizar os indivíduos a respeito de temas sociais a exemplo da desigualdade.
As principais características da APS são: acessibilidade em todos os sentidos, manutênção do vínculo entre médico-paciente, integralidade em relação aos níveis de saúde, e por fim o nível primário tem a função de coordenar e organizar os cuidados para com os usuários deste serviço.
A fim de atuar de forma hegemônica diante aos clientes,existem a redes de atenção á saúde(RASs) que são um conjunto coordenado de pontos assistenciais pra prestar serviços contínuos e integrais a cada município. Na RAS, o sistema é integrado a APS e realizado por equipes multiprofissionais, com ênfase no cuidado e na preservação da saúde individual e coletiva.
Dessa forma é possível implementar recursos e estabelecer as necessidades de melhor custo-benefício de cada unidade básica de saúde, sendo função da gestão regular o sistema evitando gastos supérfluos e promovendo intervenções