REDE VSAT
As redes VSAT são redes privadas de comunicação de dados via satélite para intercâmbio de informação ponto a ponto ou ponto-multiponto ou interotativa.
Redes privadas desenhadas a medida das necessidades das companhias que as usam. O aproveitamento das vantagens do satélite pelo usuário de serviços de comunicação a um baixo custo e fácil instalação. As antenas montadas nos terminais necessário são de pequeno tamanho ( menores de 2,4 metros, tipicamente 1,3 m ). As velocidades disponíveis podesm ser da ordem de 56 a 64 Kbps. Permite a transferência de dados,voz e vídeo. A rede pode ter grande densidade ( 1.000 estações VSAT ) e está controlada por uma estação central chamada HUB que organiza o tráfego entre terminais, e prepõe o acesso na capacidade do satélite. Ligações assimétricas.
Devido a isto,começa a competir diretamente com redes como a Rede Pública de Transmissão de pacotes X.25, ou Rede Digital de Serviços Integrados. Vale destacar sua rápida e extensa implantação na Europa, Ásia e USA, em que está facilitando uma aproximidade sem procendentes das vantagens do satélite ao usuário de serviços de telecomunicação.
1.1 Configurações de uma Rede VSAT
As configurações típicas para uma rede VSAT são:
-Estrela com Comunicação:
Bidireciona
Unidirecional
-Malha
1.1.1 - Rede em Estrela
O uso de Satélite Geostacionários impõe as seguintes limitações:
Atenuações da ordem de 200 Kb em um salto de satélite;
Potência de emissão do Satélite limitada a alguns watts.
Por outro lado,os terminais montam antenas de dimensões reduzidas e receptores com uma sensibilidade limitada.. No entanto, as ligações entre VSAT’S não cumprem os mínimos requisitos de qualidade que necessita uma estação terrena que atue como retransmissor. O que temos são configurações tipo ESTRELA.
Rede em Estrela.
Lembremos que os termos Inbound e Outbound são aplicativos em redes estrelas.
Inbound: transfere informações em VSAT a um HUB,
Outbound: transfere