Comunica o via sat lite
Cleiton Bertoldo¹, Alessandro Tadeu Bertoldo¹, Jorge Luiz da Cruz²
¹Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - Faculdade UNIESP – Hortolândia
²Professor Orientador.
Especialista em Engenharia e Administração de Banco de Dados.
INTRODUÇÃO
O Ministério das Telecomunicações brasileiro tem duas propostas de decretos para construir o primeiro satélite geoestacionário do Brasil para fins militares e de telecomunicações, para este fim será construída uma empresa formada pela Embraer e Telebras, a Embsat, focada na construção e operação do satélite.
A empresa vai utilizar o equipamento para ampliar o Plano Nacional de Banda Larga, que prevê a massificação da internet de alta velocidade, segundo matéria da Agência Brasil aqui.
Esperam colocar o satélite em órbita em 2014. Até 2019 espera-se lançar o segundo satélite totalmente fabricado no Brasil.
Qual a importância disso para o desenvolvimento do país?
Essa tecnologia vai suprir a demanda de banda larga do país como diz a matéria?
Este trabalho pensa sobre esse assunto, a partir do tema proposto; e conhecendo a tecnologia da comunicação por Satélite.
CONCEITO DA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE
Para compreender a notícia e sua importância, precisamos conhecer a tecnologia. Seu conceito é bem simples. É feita através de ondas de rádio emitidas por satélites artificiais que orbitam em torno da Terra. O satélite é uma estação repetidora dos sinais recebidos da Terra que são detectados, deslocados em frequência, amplificados e retransmitidos de volta à Terra.
A maioria dos satélites de comunicação são do tipo Geoestacionários, são colocados em uma órbita, de forma que tenham um período de rotação igual ao do nosso planeta. Com isso a velocidade angular de sua rotação se iguala à da Terra. Visto daqui é como se estivesse parado no espaço.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) dividiu o espaço geoestacionário em 180 posições orbitais, cada uma separada da outra de um