Lucas Mroz Trabalho Individual
Prof.ª Edile Fracaro Rodrigues
CURSO: ENGENHARIA CIVIL 2015/1º
NOME: LUCAS FELIPE MROZ
Turma: __________________ Turno: NOITE
1. Relato sobre o processo da pesquisa
O processo de pesquisa se baseou em buscar primeiramente a origem do espiritismo, os fundamentos do espiritismo, a história da referida religião no Brasil e por fim, a visita ao Centro Espírita Luz da Caridade, onde fizemos uma entrevista com a orientadora de jovens Patricia Leta, que nos respondeu a uma série de perguntas como a visão espírita de Jesus Cristo, o porque de a religião espírita ser tão acolhedora e acalentadora.
2. Como encorajar o diálogo inter-religioso, considerando-se o contexto brasileiro, marcado pela diversidade religiosa?
Na minha opinião, já não há uma possibilidade de diálogo inter-religioso no Brasil, infelizmente. Há uma guerra não declarada entre as religiões, onde católicos são vistos pelas outras religiões como liberais, evangélicos são vistos como radicais, umbandistas são vistos como macumbeiros e espíritas são vistos como endiabrados. Se fosse pra considerar um cenário onde o diálogo fosse possível, diria que a chave seria a interpretação verdadeira de cada religião. O evangelho diz para os cristãos amarem como Cristo amou(1 João 4:7), o espiritismo prega que as boas ações serão recompensadas. Portanto, há apenas uma interpretação tendenciosa da própria religião do fiel. Se ela fosse interpretada corretamente, o diálogo seria frequente e pacífico.
3. Qual a contribuição da disciplina para a sua formação pessoal e acadêmica?
A disciplina me mostrou um lado das religiões que antes não eram conhecidas por mim, e que a minha crença necessita de fieis mais engajados em entender a crença do próximo, não apenas apontar dedos e discriminar. Como evangélico, aprendi que o amor de Cristo muda a vida das pessoas, pois mudou a minha para sempre, e sem o amor, não há como “atingir” o próximo. Se eu