Rede de empresas poter
Michael Eugene Porter é um professor da Harvard Business School.
Segundo ele, o principal foco das organizações, atualmente, não devem ser o crescimento do faturamento, mas a estratégia em si.
Do seu trabalho na obra Estrategia Competitiva ele defeniu conceitos, como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitivas:
Rivalidade entre os concorrentes
Poder de Negociação dos clientes
Poder de Negociação dos fornecedores
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Ameaça de produtos substitutos
Rivalidade entre os concorrentes Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação e marketing.
Poder de Negociação dos clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros.
Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão.
Poder de Negociação dos fornecedores
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa podem ser uma fonte de poder. Eles podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado
Ameaça de produtos substitutos os produtos substitutos (bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de prosperidade. Outro fator seria que, o produto