O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento do histórico detalhado sobre a criação e desenvolvimento da empresa Facebook e através de correlações com a matéria Tecnologia da Informação e a teoria das 5 forças de Porter estabelecer um vínculo entre elas criando um análise sobre concorrência e vantagens comparativas.
De acordo com os dados e informações levantados da empresa Facebook sobre concorrência interna e externa, novos entrantes no mercado, clientes, fornecedores entre outros será possível estabelecer quais estratégias são usadas e quais poderiam ser utilizadas pelo grupo para gerar vantagens competitivas.
Outro fator relevante para esta análise são os métodos em termos de software e ferramentas tecnológicas são utilizados pela organização que a permite atender e se destacar no mercado de redes sociais atendendo seus clientes de forma personalizada e satisfatória criando um diferencial dos demais serviços oferecidos no mercado.
1 História do Facebook
O Facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg e por seus amigos de quarto da Universidade de Harvard (brasileiro) Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Inicialmente com o nome The Facebook ele foi fundado apenas para atingir membros da universidade, a página criada para estudantes se comunicarem, interagirem de forma diferente, ou seja, postar sobre festas, fazer novas amizades, bate-papo, etc.
Em 2006 com o imenso sucesso o facebook tinha se tornado o website mais visto pelas universidades e quase todos os estudantes de mais de 25 mil universidades tinham seu perfil na página, foi aberto para empresas, e pessoas de uma forma geral tendo como único pré-requisito ser maior de13 anos. Neste mesmo ano o facebook recebeu $ 200.000 de investimento e comprou o domínio facebook.com, em setembro declarou ter recebido e recusado uma proposta de $ 750 milhões pela compra, pois estimou seu preço em $ 2 bilhões.
O website é gratuito