Rede de Computadores
Sociedade em Redes
• Práticas em sistema de gestão empresarial web (acesso à internet)
Introdução
Acessibilidade e mobilidade: tablet, smartphone, notebook;
Segurança no acesso e manipulação de dados: login, senha → somente terão acesso usuários autorizados;
Atualizações automáticas;
Backups automatizados – cópias de segurança;
Sincronismo de dados;
Integração modulares e setoriais;
Correio, comunicação interna.
Teoria e prática
Introdução às redes de computadores
• Introdução;
Redes de computadores estabelecem a forma padrão de interligar computadores para o compartilhamento de recursos físicos ou lógicos. Esses recursos podem ser definidos como unidades de CD-ROM, diretórios do disco rígido, impressoras, scanners, placa de fax modem entre outros.
• Histórico da Internet;
No final da década de 1960, a Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América – ARPA, mais tarde chamada de DARPA, começou a consolidar uma rede experimental de computadores de longa distância, chamada de ARPANET, que se espalhou pelos Estados Unidos, seu objetivo original era permitir aos fornecedores do governo compartilhar caros e também escassos recursos computacionais.
• Internet;
É o termo utilizado para descrever uma rede onde tudo se pode e tudo se consegue. Essa popularização se deve a sua larga utilização por usuários com ou sem experiência na área de informática, ou seja, qualquer pessoa com um computador conectado a um modem, com uma identificação e uma senha válida.
• Diferença entre Internet e internet;
A Internet com “I” maiúsculo Refere-se à rede que começou sua vida como a ARPANET.e continua como a confederação de todas as redes TCP/IP interligadas direta ou indiretamente. A internet com inicial minúscula é simplesmente qualquer rede feita por múltiplas redes menores, usando o mesmo protocolo de comunicação.
Internet, Intranet e Extranet
A