REDD
O QUE É O REDD?
A ideia básica da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) é simples: os países que estão dispostos e em condições de reduzir as emissões por desmatamento deveriam ser recompensados financeiramente por fazê-lo. As abordagens anteriores para conter o desmatamento global até agora não tiveram sucesso e o REDD oferece um novo marco referencial para permitir que os países com altos índices de desmatamento rompam esta tendência histórica.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO REDD?
REDD trata, basicamente, de redução de emissões. O Plano de Ação de Bali, definido na 13ª. Conferência das Partes (COP) dispõe que uma abordagem ampla para mitigar as mudanças climáticas deve incluir:
“Abordagens políticas e incentivos positivos para questões relacionadas à redução das emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal em países em desenvolvimento” Mas um futuro mecanismo de REDD tem potencial para realizar muito mais. O REDD pode simultaneamente abordar as mudanças climáticas e a pobreza rural, ao mesmo tempo em que conserva a biodiversidade e dá sustentação a serviços ambientais vitais. Apesar da consideração destes benefícios ser real e importante, a questão crucial é até que ponto a inclusão dos objetivos de desenvolvimento e conservação irá promover o sucesso geral de um futuro marco referencial de REDD ou então complicar e, portanto, possivelmente obstruir, o processo das negociações sobre REDD em andamento.
Greenpeace
O Greenpeace é uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.
Atuamos sobre problemas ambientais que desafiam o mundo atual. Nossas campanha se envolvem: mudanças climáticas, proteção às florestas, oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. No Brasil, nossas principais frentes de trabalho são a proteção à Amazônia e a campanha de