redação
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
DISCIPLINA: Linguística Aplicada a Psicopedagogia
DOCENTE: ---
ALUNA: ---
AVALIAÇÃO DISCURSIVA ll
Rio do Fogo/RN
2012
LEITURA DOS TEXTOS DE 02 DE LIMONGI (2009/2011)
“São muitos os estudos voltados à importância da relação no processo de comunicação. Podemos citar dois deles; que partem da comunicação estabelecida desde os primeiros contatos físicos mãe-bebê.”
LIMONGI, 2009. P. 160).
Na minha compreensão é que a autora tenta nos perpassar que a mãe é a figura principal a quem o bebê compartilha seu dia a dia, isto significa dizer que a mãe é quem atende suas necessidades se expressa com ela constantemente oferecendo ao bebê sons, observa todos os seus desenvolvimentos. É a mãe que deve falar com a criança para que ela possa aprender novas palavras e conceitos que vão evoluir ao decorrer do seu processo de aprendizado e das funções sociais, e isto ocorre desde os primeiros contatos físicos da mãe com bebê.
“É atuando no meio que a criança irá fornecer seus primeiros pré-conceitos; nesse caso motores.”
(In LIMONGI, 2009. P.159-152).
Na minha concepção a autora faz uma abordagem sobre os primeiros conceitos que a criança desenvolve através da manipulação dos objetos como brinquedos de encaixe que vai ajudar na sua coordenação motora e também no contato com outras crianças. É principalmente no meio familiar onde deverão ser estabelecidos regras e valores conceituais.
“A linguagem se constrói a partir da ação da criança e ela será expressa, primeiramente, a partir da ação e do gesto.”
(LIMONGI, 2009. p. 197).
Segundo a autora ela destaca que a primeira linguagem verbal na qual a criança estabelece é o “choro”, pois é através do mesmo que ela se expressa para dizer algo que está sentido como se está com fome, dores e outros desconfortos. Portanto pouco a pouco a linguagem