desvios e incertezas
Erros, Desvios e Incertezas
Grupo:
Adriane do N. Lima – matr.: 201402491565
Davidson R. de Oliveira – matr.: 201402407483
Priscila B. Chagas – matr.: 201202294871
Rodrigo S. e Silva – matr.: 201402075341
Prof.: Wallace Robert
Cabo Frio 05/08/2014
1. TÍTULO: Erros, desvios e incertezas. 2. OBJETIVO:
Manusear o paquímetro e a balança de precisão;
Entender que erro e incerteza são sinônimos e não significa que as medidas obtidas estão erradas;
Ser capaz de estimar a incerteza e desvio médio de uma medida.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Aplicando o conhecimento adquirido em aula sobre teorias de erros, incertezas inerentes a aparelhos e medidas. Foi realizado um experimento em laboratório de física orientado pelo Professor, utilizando o Paquímetro e a balança de precisão como instrumento de medição. É importante compreender que em todo experimento há erros e incertezas. Erro expressa incerteza da MEDIDA e não significa que o experimento está errado. Esses erros podem se originar dos instrumentos, da pessoa que manuseia o instrumento, do processo da medida, entre outros. Quando se pretende medir o valor de uma grandeza pode se realizar uma ou várias medidas. O objetivo do experimento é extrair um valor adotado (média) como o melhor na representação da grandeza, e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.
Erros:
Algumas grandezas possuem seus valores reais conhecidos e outras não. Quando conhecemos esse valor real e, experimentalmente encontramos um resultado diferente, dizemos que há um erro que é a diferença entre o valor obtido ao medir a grandeza e o seu valor real.
Desvios: Nem sempre conhecemos os valores reais e exatos de uma grandeza.
Desvio médio:
Como nós falamos anteriormente, a grandeza pode ser medida uma ou várias vezes. No caso de uma medida, consideramos a incerteza que está escrita no material