REDAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA CAVALCANTI DE MELO.
ALUNO: Cynthia Renata da Silva Leandro
O MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES
1. CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO:
Do grego "organon", organização significa instrumento, utensílio. De acordo Bilhim (2006) "a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objetivos comuns". Sobrevivência e crescimento (metas e objetivos) é o que a maioria ambiciona. Objetivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relações de cooperação(coordenação), em ações formalmente/fortemente coordenadas e funções diferenciadas, hierarquicamente hierárquica.
A organização é um sistema cooperativo que tem por base a racionalidade. Ela é um sistema social baseado na cooperação entre as pessoas e existe quando ocorrem conjuntamente três condições: interação entre duas ou mais pessoas; desejo e disposição de cooperação, e finalidade de alcançar um objetivo comum. As organizações são criadas para obter o esforço simultâneo de várias pessoas e alcançar objetivos que isoladamente elas jamais teriam condições de alcançar.
2. ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS:
As organizações são tidas como sistemas abertos porque elas estão em um processo contínuo e incessante de trocas e intercâmbios com o ambiente. As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são complexos de elementos em interação para alcançar objetivos.
2.1.CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS ABERTOS:
a) Importação e Exportação: a organização importa continuamente do ambiente os recursos, materiais e energia necessários para abastecer suas operações e exporta continuamente para o ambiente os produtos e serviços que produz.
b) Homeostasia: a homeostasia leva à rotina e à conservação do sistema e garante o equilíbrio dinâmico da organização em um contexto