APEC
Com a economia mundial globalizada a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
São Paulo
2014
BLOCO ECONÔMICO APEC - DESCRIÇÃO
A APEC - É uma Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, é atualmente um dos maiores e principais blocos econômicos do mundo, e sua formação provêm da crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico. Foi fundada no ano de 1989 na Austrália como sendo inicialmente apenas um fórum de discussão entre países da ASEAN, Associação das Nações do Sudoeste Asiático e parceiros econômicos do Pacífico Essa união tem como objetivo a criação desta zona com livre comércio entre os países envolvidos, a redução de tarifas comerciais e barreiras alfandegárias para facilitar o comércio na região da Ásia-Pacífico, aumentando o número de exportações e fazendo com que as economias nacionais tornem-se mais eficientes. Essas medidas ajudam no crescimento das economias dos países membros, proporciona a geração de empregos e abre oportunidades para investimentos do comércio internacional.
O bloco econômico APEC, atua com diversas questões sociais nos seus países membros, como por exemplo: corrupção, terrorismo, entre outras.
Essa contribuição é feita anualmente por seus países membros e que desde 1999 têm totalizado um valor de cerca de 3,38 milhões de