APEC
Geografia
Nomes/Números:
Beatriz – 03
Carlos Eduardo – 05
Luanna – 21
Luiz Fernando – 23
Rafael Ambrosio – 27
Renata – 28
Vinicius De Paula – 33
3° ano C EM
04/06/2012
Bloco econômico: APEC
Origem: A Apec foi criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations) e alguns parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornando um bloco econômico apenas em 1993, na Conferência de Seattle, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio.
Metas: O principal objetivo do bloco é reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimento da economia da região. Por ser esse o principal objetivo, em 1994, na reunião de Bogor, os países se comprometeram a estabelecer uma zona de livre comércio até 2010, para os países desenvolvidos, e até 2020 para os países subdesenvolvidos.
Mantido por: A APEC é mantida por meio de contribuições dos países-membros. O bloco também funciona como um fórum de discussão para diversas questões. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2005, quando eles se reuniram para discutir as atitudes a serem tomadas mediante a alta do preço do petróleo. Os países-membros também devem, a cada ano, entregar um plano de ações que serão utilizadas para promover o objetivo maior do bloco econômico: o livre comércio.
Países membros: Estados Unidos da América, Japão, China, Rússia, Peru, Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Vietnã, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México e Chile
Importância no cenário econômico mundial: Este bloco econômico é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial. O PIB