Apec
Introdução
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico criado em uma conferencia nos Estados Unidos da América e ainda em fase de implantação, já é considerado de extrema importância no cenário econômico mundial.
APEC - Cooperação Econômica Ásia-Pacífico
A Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) é um bloco que engloba economias asiáticas,americanas e da Oceania. Sua formação deveu-se à crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico. Foi criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations) e alguns parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornando um bloco econômico apenas em 1994, na Conferência de Seattle, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio. A APEC tem hoje 21 países membros.
Membros
Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países:
Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia, Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.
Estes atualmente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, apresentam os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis por cerca de 46% das exportações mundiais.
Características
A Apec é o principal fórum que proporciona o crescimento econômico, a cooperação, o comércio e o investimento na região Ásia-Pacífico. As decisões nesse bloco são tomadas por consenso, a Apec não apresenta um tratado de obrigações para os seus participantes.
Desde sua fundação até o ano de 2008, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 395%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período, atingindo cerca de 17 trilhões de dólares.
Outro fator economicamente importante