Redação Técnica
“É aquela que trata não só de textos científicos, como também de textos comerciais, bancários, oficiais”.
(Medeiros, 2005) Redação técnica é um tipo de texto escrito, que apresenta objetividade e obediência à norma gramatical. Nenhuma empresa sobrevive sem a palavra escrita, por isso, é necessário saber usar a linguagem corretamente, reunir argumentos consistentes em favor das ideias a serem transmitidas, e de acordo com as normas gramaticais. Para garantir o sucesso profissional e a imagem positiva da empresa, é necessário que as correspondências sejam escritas com clareza, objetividade e rapidez.
Formas de tratamento na redação técnica comercial e oficial
Os pronomes de tratamento mantêm a formalidade necessária às cartas comerciais e oficiais, uma vez que as pessoas envolvidas, em geral, não se conhecem. Os pronomes de tratamento se referem à 2a pessoa (com quem se fala ou a quem se dirige a comunicação). No entanto, a concordância verbal é feita na 3a pessoa.
Exemplo: Vossa Excelência recebeu o relatório? Vossas Excelências receberam o relatório? Os pronomes possessivos que se referem aos pronomes de tratamento devem estar também em 3ª pessoa (seu, sua, seus e suas).
Exemplo: Quando Vossa Excelência divulgará os nomes de seus ministros? Solicito a Vossa Excelência a remessa de seu parecer sobre o caso.
Emprego dos pronomes Sua e Vossa
Emprega-se o pronome Vossa (Vossa Excelência) para a pessoa com quem se fala. Exemplo: Encaminho a Vossa Senhoria a cópia do laudo médico (ao se dirigir diretamente à pessoa). Emprega-se o pronome Sua (Sua Excelência) para a pessoa de quem se fala. Exemplo: Sua Santidade, o Papa João Paulo XXIII, não está bem de saúde (ao se referir àquela pessoa).
Formas de tratamento na correspondência
AUTORIDADES DE ESTADO
POR ESCRITO
PESSOALMENTE
ABREVIATURA
Presidente da República,
Senadores,
Ministros,
Governadores,
Deputados Federais,