redação tecnica
A narração ou narrativa é uma forma de composição na qual há um desenrolar de fatos reais ou imaginários, que envolvem personagens e que ocorrem num tempo e num espaço.
Narrar é, pois, representar fatos reais ou fictícios utilizando signos verbais e não verbais.
Para que a narração tenha qualidades, o assunto deve ser relatado de forma original e despertar no leitor interesse pelo desenrolar da história. A linguagem deve ser clara, simples, correta e a história deve parecer real, ser verossímil, isto é, deve dar a impressão de que ela pode ter acontecido.
Tipos de narrativas: piadas, notícia de jornal, textos literários, umas história em quadrinhos, uma letra de música, um poema entre outros.
Alguns elementos básicos da narrativa são:
Fato - corresponde à ação que vai ser narrada (O quê?)
Tempo - em que linha temporal aconteceu o fato (Quando?)
Lugar - descrição de onde aconteceu o fato (Onde?)
Personagens - participantes ou observadores da ação (Com quem?)
Causa - razão pela qual aconteceu o fato (Por quê?)
Modo - de que forma aconteceu o fato (Como?)
Conseqüências - Resultado do desenrolar da ação que provoca um determinado desfecho
De acordo com o conceito de narração, pode-se narrar tantos fatos reais, que é o relato de ações praticadas pelas pessoas (livros científicos, livros de história, notícia de jornal), como fatos fictícios, com personagens que podem até ser reais, mas que não tem necessariamente compromisso com a realidade. Neste último caso, o fato pode ser totalmente inventado ou até baseado na realidade, porém enriquecido pela imaginação de quem relata.
Anexo:
Exemplo de narrativa: História em quadrinhos.
Para garantir a coerência de um texto é preciso identificar o objeto de discurso.
"A Coesão é a manifestação lingüística da coerência, advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual.Responsável pela unidade formal do texto, a coesão constrói-se