Redação sobre maioridade penal.
Quem defende essa mudança na constituição do Brasil geralmente apresenta o argumento de algum crime grave de violência, muitas vezes apresentado pela mídia, praticado por um jovem perto de completar 18 anos e que, teoricamente, já possui consciência dos seus atos. Porém, essa defensora nunca procura saber os reais motivos ou condições que levaram essa pessoa a realizar tal ato, e ainda utiliza-se da comoção social gerada pelo ocorrido para apoiar essa proposta absurda que visa criar uma solução mágica sem nenhum embasamento para resolver tal situação, possibilitando um adolescente a ser julgado como adulto.
Para exemplificarmos melhor essa situação, dados do site da UOL comprovam o fato de apenas 0,2% do total de adolescentes entre 12 e 18 anos estão cumprindo medidas sócio-educativas por terem cometido algum crime. Isso prova que a criminalidade não é maior nessa faixa etária, mostrando que, na realidade, a redução da maioridade penal serve mais para desviar os focos das verdadeiras razões do problema, como as citadas anteriormente, e minimizar a culpa da ineficiência das políticas públicas brasileiras.
Além disso, ainda há quem defenda, em sua maioria leigos no assunto, que essa mudança poderá ser positiva pois os jovens poderão ser reeducados nos presídios ou reformatórios. Entretanto, é quase de consenso geral da população que as condições desses locais são péssimas, muitas vezes não podendo suportar mais