Redação sobre Cibercultura e Sociedade em rede
O mundo está constantemente em evolução, em todas as áreas – política, economia, educação, tecnologia, mídias e outras.
Historicamente vê-se as notícias chegarem cada vez mais rápido ao mundo, com o uso da tecnologia – por exemplo, a notícia que antes era veiculada verbalmente, passou pro papel, mídias e a um clique com a internet. As mudanças culturais que essa transformação digital trouxeram a sociedade é ímpar.
A educação conta com esse recurso digital, a internet, para agregar conhecimento aos docentes e discentes. Conteúdo esse que a cibercultura (cultura de grupos que atuam com as redes principalmente na internet, leitura e escrita de forma ampla. É composta de várias culturas nacionais e globais) possibilita, acesso de todos à rede, para se aprender sobre conhecimentos diversificados e também compartilhar saberes.
A sociedade em rede é a conectividade de tudo que está ao nosso redor com a internet; interatividade de cada indivíduo com o outro, com a notícia, com o conhecimento, com o mundo. Essa conexão virtual crescente tem novos adeptos a cada segundo - os conectados.
Esse “mundo virtual” tem alguns pontos fracos/ no tocante à educação: redução do interesse dos discentes/docentes pelos livros impressos, diante da facilidade fornecida a um clique; pouca leitura crítica durante pesquisas para trabalho de classe; diminuição da escrita utilizando o papel, grafias cada vez “piores” com o uso da língua informal - o internetês tem feito com que muitos não se preocupem com a norma culta oral e escrita da língua pátria.
Mas, assim como as moedas, existem também os pontos fortes/positivos do uso da internet e todo seu aparato. Podemos citar a prática pedagógica na inclusão digital para alunos com deficiências visuais que aprendem a alinhar o conhecimento teórico da sala de aula com o uso da internet em seu dia-a-dia, usam o sistema adaptado para leitura e pesquisa que verbaliza os conteúdos encontrados/digitados.
Com o uso da