Psicopedagogia
INTRODUÇÃO
A educação tem se transformado nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Novas tecnologias de comunicação, como o rádio e a televisão, ampliaram o alcance da oralidade do mestre, mas somente a criação e expansão da rede mundial de computadores possibilitou o acesso de qualquer aprendiz a um imenso volume de informações. Nos dias atuais a busca é grande por modelos de ensino-aprendizagem que permitam o acesso ao conhecimento a partir do uso de modernas tecnologias da informação e comunicação, além de oferecer variados recursos de acesso à informação e de interatividade que visam garantir a qualidade na formação dos alunos.
Sabemos que as novas tecnologias passaram a oferecer oportunidades para a superação ou melhora de uma série de desafios sociais e economicos. Elas têm sido utilizadas para encurtar distâncias e redimensionar o tempo, afetando o cenário cultural de qualquer canto deste planeta.
Dentre estas novas tecnologias, a grande rede de computadores , conhecida popularmente como internet, vem promovendo uma verdadeira revolução nas comunicações e na cultura de massas. A rede está inaugurando conexões entre os humanos que não têm qualquer referente histórico anterior com estas proporções. E a rede é “embalada” pela imagem. Na internet a imagem é onipresente. A palavra escrita convive harmoniosamente com fotografias, obras de arte clássicas reinventadas pela manipulação em softwares gráficos, cliparts criados pelo computador, fundos coloridos e texturizados, animações e metáforas.
CONCLUSÃO
Promover educação de qualidade é levar em conta as
36 Lévy, 1999, op. cit., p. 238
10
transformações já empreendidas e as que se anunciam, como as que aqui foram descritas, a fim de planejar o ato educativo. Não se trata, contudo, de preparar a compra de TVs digitais para as escolas como meio de “resolver” uma interação entre educandos e novas