REDAÇÃO REDUÇÃO DA MAIORIDADE
Fato que o menor não pode ficar impune só por ser menor. Uma atitude do governo é realmente necessária para que haja a "ordem e o progresso" no Brasil. É necessário de fato reeducar essa juventude de alguma forma.
No entanto, não é aceitável que a prisão seja realmente a melhor opção. Sabemos, pelo menos um pouco, sobre as condições dos presídios brasileiros. Segundo o Ministério da Justiça, em dezembro do ano passado os presídios tinham 310,6 mil vagas e 548 mil presos. Acreditar que o adolescente poderá aprender e se reeducar num sistema carcerário como o do nosso país é um tanto quanto surreal.
Estudos realizados pelo ILANUD (Instituto Latino Americano das Nações Unidas) mostram que apenas 10% dos crimes cometidos no país são praticados por menores e, entre essas infrações, 75% são contra o patrimônio, e não contra as pessoas. Dessa parcela, 50% são furtos sem violência. É possível observar que uma melhora na instrução didática seria mais eficaz do que a prisão.
Portanto, existe esperança! É preciso investir em medidas preventivas como acesso à educação, saúde e assistência social, para que nossos jovens não precisem ir pro mundo do tráfico, pois só assim o desenvolvimento chegará à nossa