redação oficial
1
Conceito
É a técnica usada na escritura das correspondências, dos processos e documentos gerados na rotina do
Serviço público, ou seja, é a maneira pelo qual o Poder Público se comunica formalmente com órgãos públicos, setor privado e com os cidadãos.
2
Redação Oficial
GOVERNO
GOVERNO
(Adm. Pública)
Instituições
Privadas
Particulares
(Cidadão)
3
Aspectos gerais
Tipos de Correspondência:
Quanto ao âmbito:
Formal
Informal
Interna
Externa
Quanto ao sigilo:
Ultra-secreto
Secreto
Confidencial
Reservado
4
Características da Redação
Oficial
Impessoalidade
Formalidade
Padronização
Concisão
Clareza
5
Impessoalidade
A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.
As comunicações oficiais se restringem a questões que dizem respeito ao interesse público; é natural que não tenham qualquer tom pessoal.
Sendo assim, é inconcebível que os assuntos objeto dos expedientes oficiais sejam tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
6
Formalidade
As
comunicações oficiais devem obedecer a certas regras de forma, unindo à impessoalidade e ao padrão culto de linguagem um tratamento marcado pela formalidade, a qual consiste não apenas no emprego de pronomes de tratamento adequados, mas também na polidez, civilidade e uniformidade dos textos.
7
Padronização
A estética e clareza da apresentação do documento, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a sua correta diagramação são indispensáveis para a padronização.
8
Concisão
A concisão consiste em expressar com um mínimo de palavras um máximo de informações, desde que não se abuse da síntese a tal ponto que a idéia se torne incompreensível. Afinal, o tempo é precioso, e quanto menos se rechear a frase com
adjetivos,