Redação de tema: Redução da maioridade penal
Quem são os verdadeiros criminosos?
Nos dias atuais depararmos com uma sociedade cada vez mais suscetível por estar rodeada de violência dessa maneira o assunto da redução da idade penal volta em uma proporção bem maior.
É compreensível tamanha revolta, e sentimentos de vingança diante de momentos tao dolorosos com a perca de pessoas queridas. Contudo, ao se comover com crimes violentos devemos ficar atentos para que nossas emoções não tirem nossa racionalidade. Antes de punir, devemos parar para pensar o que levou tal pessoa a cometer devido ato. Desigualdade, injustiça, corrupção, falta educação, o governo prega planos e mais planos para ''ajudar'' as classes menos favorecidas mas infelizmente ainda há muito a melhorar. Um exemplo simples para melhor compreensão: Um menor que passava fome, rouba para se alimentar. E é preso junto a um assassino adulto. Na prisão sofrerá maus tratos. Será um passo para que o convívio estimule-o a se igualar com aqueles que o cercam.
Aumentar sua pena também não irá lhe forçar a ser um cidadão, ou um individuo melhor. No entanto estes não devem ser abandonados. É preciso investir em novas ideias que ajudem a reeducar esses infratores. Não apenas cobrar, sem ceder assistência alguma. O ECA (Estatuto da criança e do adolescente) deseja toda criança e adolescente na escola, no esporte, nas artes, no meio de famílias com renda suficiente para proporcionar uma vida digna e qualificada, o que não acontece devido ao descaso de autoridades maiores.
Logo é preciso refletir quem são os criminosos e as vitimas. Devemos estabelecer de onde devemos exigir melhoras, e não cobrar daqueles que de maneira errônea tentam encontrar soluções para uma vida melhor.