redacao
Série/Turma: 3ºC Nº:27
Fome no mundo tecnológico
Marcos Ariel Silva Rocha
Atualmente, mesmo com todos os avanços conquistados pelo homem, ainda existem diversos problemas a serem combatidos, um deles é a fome que atinge várias pessoas, em sua maioria as africanas. E é de se surpreender que milhares de mortes devido a esse mal ocorram em um mundo teoricamente globalizado.
Muitas são as causas da miséria alimentar, diferentes em aspectos, como por exemplo no continente africano onde a monocultura é destinada á exportação e acaba por não abastecer o mercado interno. Muitos conflitos são motivados pela fome, que gera instabilidade politica e é além de causadora de problemas, consequência da pobreza também. Mas percebemos que existem motivos iguais em lugares que sofrem com essa escassez de alimentos, exemplo disso é a desigualdade social presente em vários países, e com a má distribuição de renda entre a sociedade esse problema só aumenta, tanto que é mais fácil encontrar pessoas que passam fome nas áreas rurais do que nas urbanas, sem contar que em muitos casos não há como obter o alimento por dificuldade na produção.
Em relatório divulgado pela ONU, o número de pessoas que sofrem com a fome caiu de 868 milhões entre 2010 e 2012 para 842 milhões entre 2011 e 2013, melhoria essa que podemos evidenciar pelo crescimento econômico nos países subdesenvolvidos, que são os maiores portadores de cidadãos que sofrem com tal miséria. Porém ainda tem de se melhorar muito para atingir um melhor nível de distribuição alimentar, acredito que as campanhas de doações contribuem, mas infelizmente algumas das vezes ações como essas esbarram em alguns detalhes, como simplesmente a falta de armazenamento.
Sendo assim, são inegáveis as várias melhorias que os avanços da humanidade nos trazem, só que percebemos os empecilhos causados por eles também, já que com o crescimento tecnológico muitas das áreas de cultivo são hoje inexistentes e a