Reda O Sobre Leitura Academica
FCI – 2 º Semestre
Comunicação e Expressão
A leitura no mundo acadêmico
Gabriel Ribeiro Dardengo - 31462669
São Paulo 2014
A leitura no mundo acadêmico
A leitura é um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento do senso crítico da pessoa e da capacidade de realizar questionamentos. Um indivíduo que lê, fica por dentro das questões do seu tempo e torna-se um cidadão mais ativo e atuante, além de aprender a duvidar de situações poucos convincentes. Portanto, como foi dito anteriormente, percebemos que, por meio da leitura, o indivíduo irá adquirir inúmeras habilidades que o tornarão mais capacitado e permitirão que ele desfrute das melhores oportunidades.
Segundo Briggs e Burke (2004) o livro tinha como objetivo transmitir conhecimento e despertar a consciência política, mas somente os ricos podiam compra-lo. A leitura nos propicia um leque infinito de benefícios. Além do bem-estar mental, notaremos também que nos sentiremos mais capacitados. Um livro pode conter várias situações que um dia já vivemos, ou iremos viver. Por exemplo, um administrador se for ler um livro de auto ajuda, pode extrair vários ensinamentos que poderão ser aplicados na empresa em que trabalha.
Na vida acadêmica, o estudante precisa estar ciente de que se não gosta de ler, muito provavelmente não terá uma boa trajetória estudantil. Para conseguir abstrair o que é ensinado em aula, precisa de bem mais do que textos que são passados pelo professor. Precisa se apoiar em outras fontes e conteúdo para conseguir fixar as ideias e os conceitos.
Entretanto, muitas pessoas acreditam que a leitura está somente em livros, artigos. Isso não é verdade. Ao observarmos uma pessoa, estamos realizando uma leitura. Ao assistirmos um programa de televisão, ao vermos uma fotografia, ou até mesmo nos olharmos no espelho. Ler é perceber o que está em volta.
Portanto, a leitura está diretamente ligada a vida acadêmica. Pois, a época da faculdade é